sábado, agosto 20, 2005

09.07.2005 Observação na barragem da Póvoa - Castelo de Vide por ocasião do Astrovide IV

Decorreu ontem um encontro em Castelo de Vide, com observação na barragem da Póvoa por ocasião do Astrovide IV. "Vejam" então um pequeno cheiro do que foi observado ontem....
Ontem vi a supernova SN 2005 cs em M51 (http://astron.berkeley.edu/~bait/2005/sn2005-m51.gif), com visão directa num Obsession 15" do Alberto. Com magnitude entre 13,5 e 15,1 - tendo eu estimado a magnitude - dia 10 Julho perto da uma da manhã - no valor de 14,0. A estrela de 15,1 era visível no Obsession de 15" com visão lateral. No Merak de 16" do David, vi a supernova com visão lateral mas aqui apenas se usou uma ocular de 17 mm (salvo erro, ao passo que no Obsession do amigo Alberto usou-se uma ocular de 6 mm se a memória não me atraiçoa) Vi também, sem dúvidas, (depois de uma fase inicial em que não tinha a certeza, tentei observar de novo e com visão latera lá estava) a estrela central de magnitude aparente de 15,3 em M57! Um alvo deveras difícil! Tive a oportunidade de observar também o quinteto de Stephan - pelo menos conseguiu-se discernir o que pareciam claramente 3 galáxias com duas muito próximas. Não conseguimos ver o sexteto de Seyfert na cauda da Serpente... :( Vimos também Nebulosa do Feto = NGC 7008 (ver imagem em http://www.skyhound.com/sh/archive/aug1/NGC_7008.html) em que me recordo de ver três estrelas muito brilhantes no centro de uma forma nebulosa bastante evidente - forte brilho superficial - com forma de um pequeno feijão e com ligeira protuberância no centro. Outro alvo a recordar foi a Nebulosa Crescente (belíssima!) = NGC 6888, é possível ver em noites excepcionais uma espécie de oval, mas o filamento de um dos lados é demasiado pálido e apenas se viu ontem parte da nebulosa Crescente. A fabulosa galáxia em forma de "s" alongado - NGC 7479. O símbolo de "s" alongado é o de integral. É a prova de que a Matemática e Astronomia andam juntas para quem tivesse dúvidas.
NGC 7331!!! Mais outro a adicionar aos meus objectos favoritos. Uma belíssima galáxia! http://www.noao.edu/outreach/aop/observers/n7331.html . O NGC 7331 foi observado e com bastante pormenor. Fica logo ao lado do Quinteto de Stephan.
Vi a nova mas acho que teve queda abrupta de brilho já desde anteontem. 9,0 para anteontem, e para ontem com cerca de 9,4. Não consegui detectar, embora estando no campo de visão, dado que na altura em que observei no dob 10" havia demasiada poeira suspensa no ar, mas com o binóculo 8x56 (proteus) foi muito fácil a sua detecção passadas sensivelmente duas horas depois de ter tentado no dob.

Separamos também a zeta Aquarii 2 (alvo um pouco difícil), alvo sugerido por Guilherme de Almeida, tanto no dob 8" do Luís Carreira como no Obsession 15" do Alberto Fernando.
Sem qualquer uso de filtro, o Luís Carreira conseguiu detectar a nebulosa da Hélice e foi a primeira vez que consegui detectá-la!
Também a Nebulosa América do Norte foi possível observar depois de alguma persistência no Obsession 15". Um dos objectos mais egrégios que vi nesta noite foi, sem dúvidas, a nebulosa do Véu no Obession 15". Parecia uma autêntica filigrana! Também consegui ver no binóculo 8x56 a dita! Foi uma noite em que também consegui ver a M31 a olho nu não muito longe do horizonte, o que não é usual...
Recordo também de termos visto um belíssimo trio de M31, M110 e M32 no mesmo campo de visão. Um halo galáctico como nunca tinha visto!!! NGC 891, essa galáxia vista de perfil era perfeitamente visível no dob 8" do Luís Carreira e no Obsession 15" é indecente o que o Alberto Fernando "fez" com a galáxia. "Só" nos deleitávamos com a visão da galáxia a percorrer quase troda a ocular com um halo ténue mas bem delineado.
Portanto vi mais de 50 objectos em observações feitas com o Obsession 15", alguns em Merak 18" e outro em 16". Outro em dob 8" e de 10" e outros com binóculo 8x56.



Outros alvos dos quais me recordo de ter observado: M11 - magnífico no MERAK 18" e no Obsession 15"; NGC 508 - profusão de galáxias; Albireo - a famosa duplas vista no dob 10".

Gostaria de ter tentado observar o duplo quasar em Ursa Major (sugestão de Pedro Ré).

Faltam mais referências a outros objectos, mas sem ter nada registado em papel e tendo observado inúmeros objectos em diferentes instrumentos é complicado fazer a lista completa. Espero que tenhm gostado do relato e que vos possa servir como sugestões para uma próxima observação visual. ;)

JMA

0 Mensagens celestiais:

Enviar um comentário

<< Home